Pampos, melhore seus resultados nas capturas.

Olá pessoal.


Hoje vamos falar sobre o maestro na pesca de praia, o peixe que mais tenho prazer em pescar, acredito que a grande maioria dos pescadores.



O pampo...




Não vou me prolongar com relação ao comportamento empírico desse peixe, até porque na internet existe muito material didático sobre o mesmo. Porém vou relatar minha experiência com base em observações feitas durante minhas jornadas em busca deles.

Observações...

Em minhas jornadas em busca de pampos, obtive melhores resultados nos meses de outubro a fevereiro, as marés no começo da enchente até perto do reponto, também no início da vazante, a isca que mais se mostrou efetiva nesses casos foram os corruptos, e muitas vezes eu misturo na mesma iscada com filés de camarão, funciona muito bem.


Distância de arremessos...

Geralmente em 90% das vezes que fisguei pampos eles estavam a meia distância, faixa de 30/40 metros ou até menos que isso, lógico depende muito das condições do mar.




Pernadas e chicotes...

Geralmente utilizo neste tipo de pescaria, chicotes com linha 0,60mm, com 1,20m de comprimento e pernadas na faixa de 40cm com linha 0,50mm ou mesmo 0,60mm, também utilizo flutuadores n1/n2, existem pescadores que pintam os flutuadores de cores cítricas pois segundo alguns estudos aumentam significativamente o ataque as iscas pelos pampos. Não vi necessidade, mas é válida a idéia.


O pulo do gato...

Em minhas experiências de muito tempo nesse tipo de pescaria lá se vão quase oito anos de surfcasting, o pampo gosta de comer a meia água, e em distâncias até 50 metros da linha da praia, é preciso localizar o canal e arremessar de forma que as pernadas fiquem posicionadas dentro dele, porém já obtive grandes resultados arremessando bem na crista da onda, logo que ela levanta.




Lugares como esse são um prato cheio para os pampos, reparem a largura desse primeiro canal, vejam quanto espaço entre uma onda e outra e também o arrasto provocado pelo retorno das ondas, está espuma oxigena a água e ajuda o pampo a se alimentar no arrasto dos pequenos seres que estão na beira do mar, se essa lâmina de espuma estiver pelo menos uns 50 centímetros de profundidade a chance de achar pampos de bom tamanho é alta, um sítio desse deve ser explorado ao extremo na enchente bda maré, pois é aí que eles encostam.

Pessoal, espero ter contribuído de alguma forma com minha humilde experiência na pesca de pampos, enquanto pescadores temos que saber e tentar entender do que o peixe gosta, não tentar forçar nossos gostos e convicções aos peixes, pois eles não aceitam sugestões...hehehe

Sempre que forem a pesca, levem de volta seu lixo produzido no local e quiçá junte algum que esteja parto de você, isso ajuda manter nosso esporte e de alguma forma agradecemos o que a mãe natureza nos dá de graça...

Abraço forte, pra dar sorte!

Comentários

  1. Belas dicas de suma importância, pensava que eles estavam lá no fundo kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o pampo as vezes cone nos pés da gente e não percedemos hehehe obrigado pelo comentário amigo.

      Excluir

Postar um comentário

Vamos aprender juntos, comentários são muito bem vindos pescadores!

Postagens mais visitadas deste blog

Pesca de Praia no Inverno, 5 coisas que você precisa saber.

Ponteiras Híbridas X Tubulares: Quando escolher a ideal?

Xaréus, técnicas de surfcasting.