Xaréus, técnicas de surfcasting.
Neste artigo você vai descobrir uma das técnicas utilizadas para encontrar esse troféu na beira da praia, fazer uma leitura mais precisa dos pontos promissores e conseguir fisgar o seu!
Mas, primeiramente você precisa saber que o xaréu é uma espécie astuta, veloz e implacável com sua presas. Sendo assim, o pescador que se inclina em sua captura precisa estar atento aos sinais e pistas que o peixe deixa para identificar bons pontos para armar seu equipamento em busca deles.
Vou enumerar aqui 4 pontos importantes que devem ser observados quando o alvo for capturar xaréus:
- Horário
- Escolha do local
- Isca
- Distância de arremesso
O xaréu costuma se alimentar com mais voracidade ao raiar do dia e antes do por do sol, isso não impede que sejam capturados em outros horários, mas entenda que em outros horários o fator sorte estatisticamente é potencializado. Portanto, procure ir pescar em dias que coincidem o nascer do sol com o início da enchente da maré. Suas chances são amplamente aumentadas nessas situações.
Escolha do local:
Outro fator importante nesse tipo de pescaria é a escolha do local, sendo muito propícios locais com formações de pedras, parcéis, lajes e encostas. Vale lembrar que, nesses locais existem a maior probabilidade do xaréu encontrar suas presas no meio das pedras e corais, se por um lado isso é bom, por outro para o pescador acaba sendo uma dificuldade extra, para manter seu material e iscas sem enroscar nas pedras e demais obstáculos.
# um dica importante aqui é usar como chumbada velas de carros, ou embalagens de geladinho (dim-dim, sacolé) cheias com areia. Isso evita perda de material, chumbos.
Iscas:
A saúna é a melhor isca na captura desse predador, é claro que, o xaréu pode ser fisgado em outras iscas também a exemplo do Paraty Gato, garrião, camarão vivo ou morto. Porém, a saúna principalmente viva é imbatível nesse tipo pescaria. Deve ser iscada pelas costas próximo ao rabo, ou na lateral.
Distância de arremesso:
O xaréu costumeiramente no início da manhã com a maré enchente encosta nesses locais falados acima, para fazer sua refeição fácil, porque geralmente pequenos peixes no começo da cheia da maré também se alimentam nestes locais. Mais tarde perto do por do sol é hora de se esconder e então ele novamente faz mais investidas para garantir o jantar. Procure pescar nesses horários com as dicas que foram dadas e pode ter certeza que muito em breve seu troféu será fisgado.
Existem muitos mitos sobre essa espécie, porém não existe segredos em sua captura. Inclusive é uma pesca extremamente simples, quando se usa saúna como isca por ser muito seletiva, evita se o roubo de iscas por pequenos peixes, também é uma pesca de espera, onde se aproveita mais o tempo...
Vale lembrar que nem sempre eles estão presentes. Mas, se observar essas 4 dicas tenho absoluta certeza que muito em breve você vai capturar o seu xaréu.
Abraços irmãos de pesca e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário
Vamos aprender juntos, comentários são muito bem vindos pescadores!