Chumbadas, você sabe a importância delas?


Nessa postagem o assunto são as chumbadas, pequeno item que muitos pescadores desprezam, ou não lhe dão o valor merecido.

Este apetrechos podem pegar peixes para você!!!

A importância das chumbadas e suas aplicações na pesca de praia, nesse artigo aprenda como saber a hora de trocar a chumbada de seu conjunto e aumentar a sua produtividade nas pescarias.


Em pesca de competição na beira da praia, as técnicas utilizadas são totalmente diferentes da pesca lúdica, requer do pescador astúcia, experiência e muita atenção para identificar o que o mar está a "dizer" naquele momento. Sob pena de ser severamente punido no resultado final da prova a falta de observação desses fatores.
Veja algumas usabilidades das chumbadas na pesca de praia de competição:


  • Procurar o peixe.
  • Manter o conjunto na área ideal.
  • Lançamentos longos.
  • Escaneamento de fundos.
  • A correr na linha.


  • Procurar o peixe: 
Pescar em dias que o mar apresenta correntezas laterais, para alguns pode parecer ruim, mas saiba que o chumbo utilizado nessas situações pode ajudar o pescador a procurar o peixe. Um exemplo disso são os chumbos tipo, carambolas ou esferas.

  • Manter o conjunto na área ideal.
Outra grande funcionalidade, imagine que você acha o peixe em um determinado local e depois de retirar um exemplar, tenta colocar suas iscas no mesmo ponto e as ondas não deixam? É aí que entram as chumbadas pirâmide ou até às de garras.

  • Lançamentos longos.
Nesse caso, quando não encontramos os peixes na beira, se faz necessário investidas mais longe ao fundo, aqui os modelos recomendados são os Beach Bomber's e Setas.

  • Escaneamento de fundos.
Em spots de pesca que não conhecemos a melhor opção sempre é tentar conhecer pela leitura do mar a tipologia da praia, mas as vezes isso fica muito difícil, principalmente em praias rasas, nesse caso você pode usar uma chumbada tipo baratinha, ou gota, fazer seu arremesso e recolher bem devagar para sentir a tipologia do fundo da praia e achar eventuais buracos escondidos.

  • A correr na linha.
Para pescaria em dias de água fria, onde mudam totalmente as espécies alvo tipo, (corvinas, papa terras, barbudos, bagres, arraias, robalos) o mais indicado é utilizar chumbadas do tipo oliva ou esferas a correr na linha.

Outro fator relevante é a questão do peso das chumbadas utilizadas em pescarias de competição, usar pesadas demais limita o arremesso e gera uma tensão na linha que impede a percepção do que acontece as iscas.

Uma coisa é certa! Não é o peso do chumbo que faz ele parar nas aguagens! Esse fundamento está ligado a outros fatores como, o tipo de linha usada, a ponteira do caniço e onde foi feito o arremesso.

Pesca de competição tem diversos pequenos truques, que ao longo do tempo vamos nos acostumando, pode parecer muita informação mas conforme vamos praticando as coisas vão sendo assimiladas facilmente.

Se você gostou desse artigo, ou mesmo se tem algo a acrescentar sobre chumbadas, lhe convido a postar nos comentários, técnicas e possíveis dúvidas a respeito, fiquem a vontade meus irmãos de pesca.

Abraço forte para dar sorte! Até a próxima!

Comentários